segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Definitivo


Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional...

(Carlos Drummond de Andrade)
.
PS¹: Muuuuuuuuuuuuuito obrigada pela força de vocês no outro post!!! ;)
PS²: Vou contar um segredinho pra vocês: a Bia não é especial pra mim não! Ela é ESSENCIAL! Mesmo eu estando uma chata de galochas, ela estava lá, me agüentando e tentando me animar! Obrigada, amigaaa! E desculpa pela chatisse! =D
.
Boa noite e um excelente novo dia!

15 comentários:

Antônio Dutra Jr. 18 de fevereiro de 2008 às 09:05  

Drummond é mestre, e esse texto foi carro-chefe nas minhas mais contundentes mudanças dos últimos tempos. Deixei de sofrer por muitas coisas por causa da última frase...

E, quanto à força, pode contar sempre com as palavras deste humilde blogueiro gaúcho. =]

Beijão e boa semana!

PS: Aceitam uma dica de amigo? Será que vocês se importariam de tirar essa palavra de confirmação no comentário? É tão chato de preencher toda vez que comento... =D

Camila 18 de fevereiro de 2008 às 09:10  

Oi queridaaaaaaaa
Amei o que voce me disse
e amei muito mais as suas palavras no seu blog.

Beijão...

xD

Anônimo 18 de fevereiro de 2008 às 11:47  

sabe MÔ um dia eu disse que sofria muito por amor, mas hoje eu sei que não era sofrimento mas sim uma dor inevitavél.
Eu escolhi não sofrer e seguir em frente mesmo com aquela dor que aos poucos acabou...
E então a felicidade chegou junto com um novo amor que espero que dure para sempre...ou o verdadeiro amor não é eterno?

bjkinhas

Anônimo 18 de fevereiro de 2008 às 20:14  

A vida é assim, e sofrer é opcional mesmo... devemos sempre nos dar a CHANCE, pois estamos aqui de passagem e é única (maybe) certo?!

Então se não foi, não era pra ser mesmo - aprendeu?! ótimo!!!!
Próxima fase!!! ( mas claro nunca se esqueça pessoas são insubstituives e sentimentos também ) relembrar é viver... e faz bem também... mas não se condene jamais pelo passado ele já foi... o futuro é agora... e é hora de viver...

então viva mais, curta mais, ame mais... já que sabe que não tem mais o que fazer... não se lamente...apenas viva... sempre!!!

E continue aprendendo...pra que na hora certa vc esteja com a sua pós ou seu mba "em relacionamentos" e vc saiba qual "caminho (Marido, mulher, anexo)" escolher!!!!

Certo?!
Bju linda!
c cuida!!!!

Lino texto!

Anônimo 18 de fevereiro de 2008 às 20:37  

Esse texto é muito verídico.
Agente sofre tanto, mas, será que vale a pena?

-
bejo.

Anônimo 18 de fevereiro de 2008 às 20:45  

ps: segura aí a curisoidade...

hehehehehe
não fiz por mal.
É só pra não cansar vocês.

bejo.

Camila 19 de fevereiro de 2008 às 07:59  

È, percebo cada dia que passa que as mudanças por mais assustadoras que são.. Nos fazem bem..
E o friozinho no estômago até que é gostoso de sentir né?
; )

Mafê Probst 19 de fevereiro de 2008 às 10:26  

Sofremos por que somos humanos. Sofremos para sentirmos mais vivos, para fazer momentos seguintes ao sofrimento mais felizes, mais intenso. Sofrer é afirmar-se. Sofrer é sentir-se vivo e recomeçar mais vivo ainda.

Anônimo 19 de fevereiro de 2008 às 13:45  

Obrigado pelo comentáriooooooo!!!!
mesmo!!! adoro o blog de vocês! mesmo... entro todos os diassss!!!!
de verdade continuem sendo assim intensas!!! sempre!!!

Biah valeu por add no orkut

bjus!

Lydia 19 de fevereiro de 2008 às 14:00  

Esse texto é perfeito, mas o sofrimento também nos engrandece.
Passei agradecendo a visita e para dizer que volatrei aqui com mais frequência.
Olhando a sua descrição vi que sonhas em um dia ter um labrador, eu também, depois que li Marley e eu essa vonatde se quadriplicou... :)
Beijão!

ContaPraMarcela 19 de fevereiro de 2008 às 14:18  

Hey Mo... usar Drummond é maldade... ele é um gênio, que sempre fala por nós.
Mas dessa vez pq tbm caprichou... falou bonito! Fiquei até com borboletas no estômago, como diz a Bia!
Um beijo enooorme!

Ariana Coimbra 19 de fevereiro de 2008 às 14:20  

Realmente nada melhor que o tempo!

"Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram."

Esse trecho é a mais pura verdade!
É a vida né!

Beijão querida!=D

Camila 20 de fevereiro de 2008 às 13:10  

MEu Deuuuuus
duas semanas de crise?

JUDIAÇÃO

Voce foi guerreira de sair viva dessa eim ahhaha

A minha já acabou acho.. EU ACHO klsdahporiusdf

bjinho flor

Liz / Falando de tudo! 20 de fevereiro de 2008 às 17:20  

Drummond é que estava certo! Muitos de nos sofremos por antecedência, sofremos durante o acontecido e ainda insistimos em sofrer quando tudo ja passou! Na verdade o ser humano necessita de drama pra muitas vezes sentir a proximidade dos outros!
Eu sei, eu sou assim, nao exagerada, mas sou!
Te deixo um carinho e um obrigado por visitar meu cantinho, volte sempre!

Priii! 20 de fevereiro de 2008 às 17:38  

a dor faz parte da vida com ela caimos mais com ela tambem nos sentimos fortes pra levantar!

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP