segunda-feira, 16 de junho de 2008

Dúvida Cruel!

Por Maiara

As vezes eu fico me perguntando se eu estou no curso certo. Não tô pensando em desistir dele nem nada parecido, mas mesmo assim fico pensando se quando eu entrar no mercado de trabalho vou me adaptar, se é que vou conseguir um emprego! O pior é que um designer de produto pode atuar em tantas áreas que muitas vezes eu fico apavorada sem saber em qual delas pretendo atuar. Tenho vários argumentos pra mim mesma que me fazem ter certeza de que estou no curso certo. Meu pais também tem argumentos desse tipo, aliás minha família toda, mas a dúvida persiste. Apesar de que eu não tenho certeza se eles realmente sabem o que um designer faz.

Aliás, tem muita gente que não sabe. Tem gente que não sabe nem, a diferença entre design ( a profissão) e designer ( o profissional). Mas tudo bem. Essa não é uma profissão tão antiga assim aqui no Brasil, e nem tem um nome brasileiro. Há explicações históricas para isso mas que não vêm ao caso.

E por ñão ser tão conhecida há muitos profissionas de outras áreas que acham que erstão qualificados para atuar como designers. Engano deles! É por isso que a minha dúvida persiste, se as pessoas não conhecem direito a profissão, como irão contratar um profissional para realizá-la.

Sei que existem empresas que já possuem conhecimento de que ter um designer não é pagar um profissonal a mais, pois muitas vezes a atuação do designer faz a empresa gastar menos.

Mas minha dúvida persiste. As vezes penso em procurar um profissão mais estável, mas não encontro nada tão parecido comigo quanto o curso de design. Decido então que vou continuar nesse caminho, parar de pensar no futuro e passar a pensar no presente.

Mas lá no fundo a minha dúvida persiste!


4 comentários:

ContaPraMarcela 16 de junho de 2008 às 19:44  

Ei Mai!
É uma delicia ler seus textos, vc bem que podia postar mais...

Sabe, eu tbm passo pela mesma duvida, quase toda semana. Me sinto vazia, sem talento, sem vocãção e sem vontade. Mas no fim, sempre me encontro de novo.
Espero que funcione pra vc =]

Beijão!

Egon Henrique 16 de junho de 2008 às 20:35  

Acho que você precisa pensar mais, em um todo dessa profissão, temos poucos disigners bons e isso pode ser uma vantagem pra você, mas tem um porém, hoje, todo mundo que tem um computador, photoshop, fireworks, e derivados que trabalham com imagens, pensam que já são disigners, só porque fazem de um tutorial uma bela imagem, que grande merda.
Eu ja fui bastante bitolado por computador, de ir atrás de tutoriais, e tentar aprender tudo o que fora possivel, mas eu acabei percebendo que isso fez um grande mal pra mim, eu perdi uma grande parte da memória de quando eu estudava, sobre matérias, e tudo que aprendemos no colégio, eu fiquei tão bitolado pra aprender sobre computador, que acabei nao usando o que fora aprendido no colégio, e acabei esquecendo, então eu voltei a estudar, voltei a fazer tudo o que eu fazia antes e, tomei um gosto pela escrita, tomei gosto por estudos, tomei gosto pela história, geografia, portugues, literatura, agora sim, eu quero prestar uma faculdade que não seja nada de computador... certo que ainda gosto, ainda penso em fazer cursos, mas de inicio quero voltar a vida real, viver o que temos de melhor nos livros, e que nao tem mal algum... ler é sempre bom...

MUITOS NÃO SABEM O QUE É O PROGRAMA EM SI.. só fazem algumas coisas e nao sabem nada... cara investe nessa area, é legal, pra quem gosta e pretende ficar só nisso, mas se você gosta de estudar, e buscar mais conhecimentos fora da area de informatica, vai em frente depois do termino do curso, nao fica só voltado a isso...

mas tem o famoso "DINHEIRO" fazer um curso, fazer uma faculdade, só pra ser uma maquina de ganhar dinheiro depois que acabar o curso, é tudo o que todos pensam hoje em dia, todos só querem dinheiro, quanto mais dinheiro, mais fome se tem no mundo... individualismo, é muito marcante e isso sim, é o grande mal da sociedade, pra isso temos que pensar em um todo, não só em nós certo????? ;)

bom acho que é isso... tenho muito a falar, mas prefiro parar por aqui ^^

BIA OBRIGADO PELO COMENTARIO grande bjo querida ;)


Maiara seu texto tá muito bom ^^ bjs

se cuidem gurias ^^ ;*

Daah O. 17 de junho de 2008 às 01:12  

Vixi, eu também fico me perguntando isso toda hora!

Anônimo 17 de junho de 2008 às 09:20  

Ahhhh eu tive mtas dúvidas no meu primeiro curso. Terminei e acabei fazendo um segundo. Vou terminar e fazer um terceiro!
Huhuhuhu

Normal isso!

Beeeeeeeeeeeeeeeejo

Mi
http://magricelanapanela.zip.net

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP