segunda-feira, 3 de março de 2008

Responsabilidade Social

Hoje fomos à pediatria da Santa Casa aqui de Araçatuba gravar umas imagens do “Projeto Riso”, uma espécie de ”Doutores da Alegria”, criado na faculdade. Eu já havia ido com eles gravar uma vez, e hoje fui de novo.
Assim que os "doutores" chegam o corredor da pediatria muda de cor, as paredes parecem ficar coloridas e o clima esquenta. Os sorrisos nos rostos daquelas mães abrem as portas para que os “palhaços” entrem no mundo de seus filhos. Com narizes vermelhos, chapéus enfeitados, e muita alegria eles começam mais um dia de trabalho.
É incrível a facilidade que eles têm com as brincadeiras e o modo como tratam as crianças. Elas ficam extasiadas... principalmente as menores. E nós da TV ficamos ali, observando tudo, com o olhar de expectadores que assistem à novela das oito. Até entramos na dança... colocamos narizes vermelhos e fomos rir junto com as crianças. É impossível não se deixar levar, a magia daquele momento é única. Ali você percebe que seus problemas são grãos de areia perto do que aquelas crianças passam.
Na primeira vez que fui (final do ano passado), conversei bastante com uma mãe... ela me contou que o filho sentia muita dor nas costas e na cabeça, ela achava que era problema de coluna, mas quando foi fazer os exames descobriu que ele tinha um tumor no cérebro. Sei que ele ficou um bom tempo no hospital, fez cirurgias e tomou muito remédio. Mas fiquei feliz em não vê-lo hoje, sinal de que ele melhorou e não precisou ficar internado.
É tão bom quando você começa a perceber que as pessoas deixam de olhar para o próprio umbigo e decidem levar um pouco de alegria àqueles que passam por momentos difíceis. Aquelas crianças dão uma lição de vida para qualquer um.

A foto é do documentário "Doutores da Alegria" de Wellington Nogueira, fica aí uma sugestão para quem deseja saber mais sobre esses grandes "fazedores de sorrisos".


Seguem abaixo algumas receitas para uma vida melhor, dos Doutores da Alegria, extraídas do livro "Receituário da Alegria":
1-Quando sair de casa, não esqueça a alegria dentro do armário.
2-Os Doutores da Alegria advertem: rir em excesso pode causar bem-estar.
3-A alegria é contagiante. Deixe que ela se torne uma epidemia.
4-Para viver com alegria, a receita é retomar o bom-humor de 2 em 2 horas.
5-Não tenha medo de se divertir.
6-A felicidade não tem contra-indicações.
7-Faça uma reflexão periódica sobre o seu humor.
8-Quando o seu sorriso se tornar uma surpresa para as pessoas, é hora de cuidar da sua personalidade.
9-De vez em quando esqueça aquele papo de manter os pés no chão.
10-Não tenha vergonha de ser ridiculamente feliz.
11-Uma risada vale mais do que mil palavras.
12-Quem não ri, vive pela metade.
Boa Noite e um excelente novo dia!

13 comentários:

Ariana Coimbra 3 de março de 2008 às 23:08  

"É tão bom quando você começa a perceber que as pessoas deixam de olhar para o próprio umbigo e decidem levar um pouco de alegria àqueles que passam por momentos difíceis."

Acho que nesse trecho vc ja disse tudo!

O que seria desse mundo se não houvesse pessoas caridosas ainda hem?

Belo texto!

Beijão*
Boa semana pra ti!

. fina flor . 4 de março de 2008 às 00:39  

trabalhos em hospitais são sempre muito gratificantes :o)

beijos, linda e boa semana,

MM.

Amanda Beatriz 4 de março de 2008 às 08:25  

eu adoro isso! acho essas pessoas mágicas!
beijos!

Antônio Dutra Jr. 4 de março de 2008 às 08:32  

No colégio onde eu estudava, um grupo de jovens que participava da Pastoral da Juventude comigo também criou um grupo baseado nos Doutores da Alegria, chamado Amigos da Alegria.
Projeto interessante, que ganhou projeção aqui na cidade e mostra o quanto a solidariedade ainda tem espaço para acontecer, basta que as pessoas queiram.
E, realmente, não tem nada melhor do que provocar um sorriso em quem está precisando.

Beijão!

M. 4 de março de 2008 às 09:19  

Ai que legal....há um bom tempo eu tenho refletido que preciso fazer algo pra de certa forma ajudar as pessoas, e já pensei nisso, principalmente porque trabalha com crianças ....vc me inspirou viu !!!

Continue linda(as)assim !!!

Muitos risos, sorrisos e alegria .

Bjocas

Camila 4 de março de 2008 às 11:11  

Aaaaaaaaa minha mãe faz esse trabalho voluntário!!!

Só que aki na minha cidade a gente fala
HOSPITALHAÇO...

é legal, se eu tivesse tempo eu faria tambem...

Teresa 4 de março de 2008 às 11:35  

eu já fiz uma matéria sobre o riso, pra a facul.
e é mesmo cientificamente provado que o riso ajuda pacientes nos mais diferentes tipos de doenças... ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de infarte e mais um mooonte de benefícios.

então, dou total apoio a esse projeto. pq rir é mesmo o melhor remédio.

=*

Anônimo 4 de março de 2008 às 13:18  

Oi Bia, que lindo o trabalho deles, impossivel não deixar que a alegria contagie quando escutamos que pessoas fazem um trabalho tão lindo e tão digno.
São estas pessoas que fazem do mundo melhor.
Deveriam existir muitas outras que pensassem que nem eles. Em fazer o brm ao próximo sem pensar em recompensas.
Acho lindo o trabalho deles.

Beijos enormes pra vc.

Cristiane Moreira 4 de março de 2008 às 14:11  

Não há nada mais compensador que o sorriso de uma criança... parabéns pelo trabalho! :)

Lydia 4 de março de 2008 às 15:05  

É gartificante ajudramos os seres humanos...
E eu seguirei o receituário.. heheh..

bjoooooooo

Anônimo 4 de março de 2008 às 19:12  

Eu estou acordada há algum tempo agora
Você fez com que eu me sentisse como uma criança agora
Porque toda vez que eu vejo seu rosto animado
Eu sinto um arrepio num lugar bobo

Começa na ponta dos meus pés
Me faz enrugar o nariz
Para onde for, eu sempre sei
Que você me faz sorrir
Por favor, fique por um instante agora
Não tenha pressa
Em qualquer lugar que você vá

A chuva está caindo no vidro da minha janela
Mas nós estamos nos escondendo em um lugar mais seguro
Debaixo das cobertas, estando à salvo e aquecidos
Você me dá sentimentos que eu adoro

O que eu vou dizer
Quando você faz com que eu me sinta desse jeito? ( Colbie Cailat - bubbly )

Fazer uma criança se sentir assim - é algo absurdo... e essas pessoas estão de parabéns por terem atitude, seria muito bom se cada um pudesse fazer alguma coisa... mas não é o foco de todos. Muitos adoram usar cartões corporativos ou patrocinar guerrilhas que não querem nada com nada.

ótimo post bia, parabéns.
bjão.

Anônimo 4 de março de 2008 às 22:07  

Ai Bia acho esse trabalho lindo uma vez vi uma reportagem na tv e me encantei.
Já fiz trabalho voluntario com crianças é sempre muito gratificante.
ha adorei as dicas^^

beijos.

Priii! 5 de março de 2008 às 09:36  

é mtu importante levar felicidade a quem necessita que precisa daquela forcinha pra continuar a viver é lindo

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP