sábado, 15 de março de 2008

Jornalismo Online

Ontem (sexta) na aula de Jornalismo Online tivemos uma Gincana... "Gincana do Saber". O professor (Zé Marcos) dividiu a sala em dois grupos. Eu cai no Grupo 1 e devo antecipar que perdemos.. rs.. mas esse é um detalhe.
Tínhamos que encontrar uma pessoa na facul que fosse dependente de computador, escrever um artigo (o meu grupo escreveria um artigo técnico sobre jornalismo online e o grupo 2 escreveria uma crônica sobre o mesmo tema), fazer uma apresentação de power point (sobre a folhadaregiao.com para o meu grupo e agência interior para o grupo 2 - a Folha da Região é um jornal daqui de Araçatuba e a Agência Interior é uma extinta agência de notícias que funcionava na facul), e por final os líderes de cada grupo responderiam à um Quiz com 10 questôes sobre Jornalismo Online que havia sido dado em aula. No final das contas, meu grupo ganhou apenas 0,5 ponto, enquanto que o outro já garantiu 1,0 na média. Devo parabenizá-los, pois foram ótimos mesmo.
Agora vou postar o artigo que eu e a dona Léo escrevemos.
Vale também conferir a crônica do outro grupo no blog da Marcela. Ficou muito boa tambéém! ;D


Jornalismo on-line: a evolução da informação

Quando o primeiro computador foi criado, em 1946, não se imaginava que ele se tornaria a ferramenta mais usada durante o século. O ENIAC (Eletronic Numerical Interpreter and Calculator), projetado para fins militares, abriu as portas de um mundo ainda não conhecido.
A internet, assim como o pioneiro dos computadores, foi desenvolvida para conectar os departamentos de pesquisa e as bases militares, já que os EUA estavam em plena guerra fria. A partir da década de 70, a internet começou a ser “comercializada”. Universidades e centros de estudos passaram a usá-la como meio de pesquisa, mas foi só em 1994 que a EMBRATEL lançou o serviço experimental no Brasil.
Com o advento do www (world wide web) a internet passou a ser utilizada como meio de comunicação, além de propagar a informação pelos quatro cantos do mundo. O jornalismo digital veio como uma maneira de difundir e disseminar a notícia nas várias formas plausíveis, ou seja, chegava ao mundo o jornalismo “multimídia”.
Hipertextos, links, vídeos, dentre outros, facilitaram ao antigo leitor, agora internauta, a facilidade de navegar por entre um mundo até então não alcançado. Os jornais e revistas passaram a se adaptar a esse crescimento e deram ao usuário outra possibilidade de se informar e se entreter.
A instantaneidade e a facilidade de acesso à notícia têm provocado dependências e ganhando um público cada vez maior. Entretanto, têm provocado questionamentos em relação à mídia impressa. Com a internet é possível acompanhar um acontecimento em tempo real, abrir fóruns de debates e fazer a interação entre meio e receptor; já com a mídia impressa é possível ter um aprofundamento em torno de um assunto, além do contato de manuseio, o que nos leva a concluir que ainda há espaço para as outras mídias, apesar da difusão dessa teia que é a internet.
De acordo com o filósofo Pierre Lévy "como a luneta astronômica, o microscópio ou os raios X, a interface digital alarga o campo do visível". É neste novo ambiente comunicacional que o campo do visível se torna infinito diante das possibilidades que o meio digital oferece. O jornalismo on-line veio como uma maneira de facilitar e de revolucionar o mundo da informação.
É preciso ter consciência de que a era digital se faz presente para contribuir e promover a interação entre o mundo real e virtual, e não apenas para ser usado por poucos, como ferramenta de lazer ou de luxo. Os dois mundos estão interligados com o mesmo objetivo: a comunicação.

12 comentários:

Amanda Beatriz 15 de março de 2008 às 23:10  

que pena que não ganharam! seu texto ficou tipo os textos que já li nas minhas aulas! conheço bem essas histórias, afinal faço ciência da computação, hehehe!
beijos!

Teresa 16 de março de 2008 às 09:51  

caramba!!!!!!!!!!
esse artigo aí tem mais informação que qualquer notícia de jornal com lide e sublide kkkkkkk

bju

Curare 16 de março de 2008 às 17:56  

Uma pena não terem ganhado.
Muito bom o artigo.
Beijos!

'-Kelly Viana' 16 de março de 2008 às 18:36  

AI ERA PRA TER GANHADO!!
BJoO!

Srta Butterfly 16 de março de 2008 às 18:55  

Oi Bia...muito bom teu texto, que pena que não ganharam...Alias fiquei sabendo muita coisa que não sabia através dele...Amei

Beijos no coração...

Ah e queria convidar vcs meninas a conhecerem meu outro blog, http://surtandonodiva.blogspot.com/

- Mô ღ 16 de março de 2008 às 23:43  

Mas essa minha amiga é um orguuuuuulho mesmo!! =D

Sou sua fã, Biaaaa!!

Bjo bjo bjo!
Saudades!

Camila 17 de março de 2008 às 10:33  

Ainda não li o post... estou respondendo primeiro o seu comentariozinho!

MElhorei flor. Obrigada pelo apoio...

BEIJOOO

(A/C Biah )

Anônimo 17 de março de 2008 às 15:22  

O texto está bem superficial sem meandros. Mas bem informativo. De fato dava pra ganhar sim, não entendi qual o motivo da derrota... mas enfim não dá pra ganhar sempre! Parabéns pelo levantamento das informações.
Espero que na próxima vcs destruam... ok?!

C cuida senhora Bia... e parabéns!!!!

Até bju!

Mafê Probst 18 de março de 2008 às 11:02  

Que pena que não ganharam. O artigo ficou ótimo.

Liz / Falando de tudo! 18 de março de 2008 às 18:16  

Tai duas coisas que eu adoro, computadores e competições!! Limda melhor que reconhecer os vencedores e ter a humildade de postar! kkkk Parabens!!
Passando pra te desejar uma excelente semana, acho que este foi um bom dia pra vim aqui, adorei!
Também aproveito a oportunidade pra te convidar a vim dar um olhadinha no meu blog de fotos:
www.falandodefotos.blogspot.com
Um abraço!

Anônimo 18 de março de 2008 às 21:29  

Biaaa...amiga...claro que se utexto ficou bom...você realmente tem talento...tenho certeza que vou encontrar seu nome assinando muita matéria de "revista importante"...Mas sabe como é né???Nós do Grupo 2...nos saimos melhor...hahah...Bom...passei pra dizer que nosso livro vai bombar com tanto talento...Ahh...eu escrevi e finalmente comecei a usar o meu blog...Quando puder passa por lá...Bjocas amiga...

Anônimo 18 de março de 2008 às 21:32  

amiga...escrevi o maior texto lindo pra vc...ams apagou tudo...bom...só passei para parabenizar você denovoo...e dizer que enfim comecei meu blog...passapor lá... historiasdegabriela.blogspot.com

bejoes...

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP