quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mundo Virtual

Por Beatriz


Não sei já disse aqui, mas esta semana na faculdade está sendo realizada a 8ª Semana de Comunicação e Moda, com o tema Mundo Digital. Creio que não há tema mais atual para se discutir entre alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Moda. Enfim, hoje a discussão sobre o universo virtual foi entre Cássio Politi do site Comunique-se e Diogo Silva, gerente de marketing da empresa Kaizen Games, responsável pelo Second Life no Brasil.

Enquanto eles falavam, fiquei pensando na dimensão da internet e até onde a criatividade humana já chegou e ainda vai chegar. Um espaço como o Second Life, por exemplo, lhe proporciona ser alguém que você não pode ou nunca sonhou em ser na vida real. De acordo com o Diogo, tem muitos homens que entram no SL e criam avatares (identidade dentro do site) femininos. Outra história que ele contou foi a de um catador de lixo que no SL era um grande empresário. Não é de fazer “pirar” a cabeça?

Ainda não consigo saber se toda essa modernização e disponibilização de ser quem você não é, é boa ou ruim. Perguntei ao Diogo como o SL pode ser usado como meio de comunicação, e ele me disse que é exatamente pela interatividade e pela troca de experiência entre as pessoas. No Second Life, como o nome mesmo sugere, qualquer pessoa é capaz de ter uma segunda vida e fazer dela o que bem entender como voar, fazer compras, viajar, aprender novas culturas e por ai vai, já que há uma gama enorme de informações dentro do programa. As empresas (reais) estão começando a descobrir que ter um stand ou anunciar dentro do SL pode ser um meio de obter maior visibilidade e lucro.

Aí eu paro e penso: estamos falando em um mundo virtual, em 3D, que oferece qualquer tipo de ação ou realização, melhor ou igual à vida real... Será que as pessoas, um dia, vão ficar nas suas próprias casas, sentadas na frente dos seus próprios computadores somente controlando e guiando suas vidas virtuais? Onde o contato físico e visual vai ficar nessa história? Por que é fato que essa “virtualização” do mundo só tende a crescer...

Não posso ser hipócrita e dizer que eu não considero tudo isso um enorme e ótimo avanço tecnológico, tanto é que eu não sei mais o que seria de mim sem internet, adoro isso aqui, mas, será que já não é um pouco demais?!

Posso estar sendo um pouco quadrada, mas fica aí uma coisa para vocês também, amigos blogueiros que vivem dentro desta esfera virtual, pensarem um pouco... até onde é bom e produtiva toda essa expansão tecnológica?

Dêem seus lances!

8 comentários:

Anônimo 15 de maio de 2008 às 08:29  

O pior num foi nem o catador, e sim a porcentagem de homens que são mulheres no SL!
Ahhhhhhhhhhahahahahahahahahhahahaha!
Todo mundo locão!

Beeeeeeeejo amoreeee

Michele
magricelanapanela.zip.net

Le 15 de maio de 2008 às 17:35  

Ja havia pensado num post sobre isso!! Principalmente no que diz respeito ao relacionamento humano. Ja reparei que algumas pessoas vivem demais as suas amizades online, discutem relacionamento online, descobrem traicoes online e etc...isso ja e um mundo paralelo. E eu nao sei se isso seria uma adaptacao aos novos tempos ou uma grande perda da realidade.
Beijos

Curare 16 de maio de 2008 às 13:27  

Olha que este post é algo pra dar pano pra manga como dizem...
Eu li os comentários aqui, e eu acho que as pessoas hoje em dia estão misturando o real com virtual e perdendo um pouco da realidade.
Mais tudo tem um preço né.
beijos flor!

Anônimo 16 de maio de 2008 às 15:51  

novos tempos X falta de contato humanos

adoro esse mundo mais muitas vezes acho perca de tempo

Egon Henrique 16 de maio de 2008 às 20:29  

cara, é uma coisa muito grande pra ser pensada com muito cuidado e cautela.

Assim como tudo nessa vida, tem os prós, e contras, assim como a internet tem seu lado bom, como o próprio secound life, é um joguinho em 3D, que um qualquer faz um avatar, e sai jogando e voando pensando que é o Super Man, geralmente isso vira um circulo vicioso, que futuramente terá o seu mal, no caso, doenças por ficar sempre na frente ali jogando e só pensando naquilo, como não terá um estimulo o cérebro, tende a atrofiar, porque não será tão usado ali no joguinho, entre tantos outros musculos, e coisa e tal...
Mas como você mesma disse no texto, o povo não está nem ai pra isso, vão criando mais tecnologia, mais mais mais e mais, e o povo vai aceitando, eles usam de coisas pequenas, para ganharem dinheiro anunciar de verdade no jogo e botar ali o telefone e os produtos do comércio, cara isso ta se tornando ridiculo, pra que tanta tecnologia se não iremos poder disfrutar disso em um futuro proximo, até porque muitas dessas tecnologias, comprovadas causa, cancer, e muitas outras doenças, sempre tem problemas de saúde envolvidos, mas eles não ligam só sabem produzir e produzir, e o mundo cada vez indo pro saco, com tanta poluição... por que que os chineses não criam um aparelho pra tirar a poluição que eles mesmo causam????

bah esse assunto é tão imenso que daria até um trabalho de conclusão da facul...............

então eu paro meu raciocínio por aqui, e deixo os outros falarem um pouco mais.

bjão querida, e gostei muito do tema, uma coisa até que boa de falar, mas com grandes preocupaçoes. até

Ariana Coimbra 16 de maio de 2008 às 22:54  

Nem sei o que dizer sobre o post! ushsuhsus

Meninas tem selo la no meu blog pra vcs!

Beijo*

Teresa 17 de maio de 2008 às 20:29  

bom, ainda não sabemos até onde isso vai e se é bom ou ruim.

é uma coisa tão nova...

ando tão sumida né? tempoooooooooo

=*

. fina flor . 25 de maio de 2008 às 18:01  

só temos como saber se algo é bom ou ruim quando não fazemos parte dela, né?!

beijos, querida

MM.

ps: nem preciso dizer que o sumiço tem a ver com o Sol na Boca, né? Quarta dia 28/05 será o último show da temporada [já viu as fotos?]....

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP