quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Blog: a nova onda

Igual, mas diferente

Por Igor Ribeiro / Colaborou Fabricio Teixeira

Em meio a cobranças, blogueiros refutam a comparação de sua atividade com o jornalismo e destacam o poder da livre opinião como sua principal característica

A cada minuto são criados mais dois blogs no mundo, somando-se aos outros 112,8 milhões que povoam a rede, segundo dados de agosto de 2008 da empresa de busca e medição Technorati, uma das mais respeitadas na internet. A mesma entidade havia detectado cerca de 4 milhões de blogs no final de 2004. Ou seja, em apenas quatro anos, a chamada "blogosfera" cresceu 2.720%. Diante de números assim, há quem defenda que novas mídias como essa exercerão cada vez mais o papel de informação e entretenimento antes restritos aos veículos de massa, detentores de grandes audiências, equipe profissionalizada, e tradição histórica, como os jornais impressos e a televisão. Desse complexo panorama de transformações surge uma analogia entre as mídias tradicionais e digitais e, conseqüentemente, uma irrefreável indagação: o blogueiro é o novo jornalista?

Revista Imprensa - Edição 238 (Set/2008)



Deixo essa indagação para vocês compartilharem comigo suas opiniões...
Seria o blogueiro o novo jornalista?
Acredito que a realidades dos dois não seja muito diferente. Assim como o jornalista escreve informações, divulga fatos, escolhe fotos e entrevista pessoas, o blogueiro está diariamente em contato com as palavras, as imagens e o pensamento.
O que faz do blogueiro um jornalista é justamente o poder e a capacidade de se expressar, mesmo que isso não seja tão implícito. E o que faz do jornalista um blogueiro é exatamente a mesma coisa: poder escrever e divulgar o que pensa.

A verdade é que os blogs estão caindo no gosto das pessoas e crescendo aceleradamente a cada click. A necessidade de se expressar faz-se presente quando o assunto são os blogs.

7 comentários:

Anônimo 24 de setembro de 2008 às 10:29  

A cada minuto são criados dois blogs no mundo!
Caaaaaaaara, que loco isso! Isso sim é evolução!

Beeeeeeeeeeeeejo

Antônio Dutra Jr. 24 de setembro de 2008 às 10:41  

Não chego a me considerar um jornalista. No máximo, um cronista, um narrador da minha própria vida. Meu blog é muito mais um passatempo, do que propriamente um compromisso com a informação e a opinião formada.
Contudo, não há dúvidas de que a expansão dessa ferramente se constitui numa mudança contundente dos rumos da informação.

Beijo, Biah!

Curare 24 de setembro de 2008 às 11:53  

Bom, considerar todos os blogueiros jornalistas pra mim é demais. Mais acredito que muitas pessoas usam o blog como uma válvula de escape, pra expressar o que sente, e é por isso que tantos blogs são criados diariamente.
Chego a pensar que os psicólogos e psiquiatras estão com seus dias contados. hehe
Pra que pagar uma consulta se podemos sentar em nossos divãs virtuais e experessar o que sentimos e receber várias opiniões e palavras de ncentivo mostrando nossos erros e como podeíamos mudar algo?

Beijos querida!

Grazi Sperotto 25 de setembro de 2008 às 11:28  

nã não e não!!!! Também não tenho nada a ver com jornalista!!! Comunicação sim, é claro! Mas como meu blog tem de tudo, menos fatos jornalísticos e notícias (haha) - e ele nem é publicitário também... aiai, é uma mistura só... e isso que é legal!
Viva a diversidade! Jornalística, bloguística e tudo quanto é ÍSTICA! hehe
beijão

Teresa 27 de setembro de 2008 às 14:07  

bom, eu não acho que o termo seja bem esse de os blogueiros serem os novos jornalistas.....
os blogueiros têm muito mais liberdade de expressão.

danúbia pessoa 27 de setembro de 2008 às 18:10  

caraaaaaaaaaaaaa!!!!
me perdoa mais você é "ducaralho"

essa frase me conquistou eternamente:

"A vida seria mais bela se as pessoas se amassem e não se amassassem!"

vou por no meu blog e divulgar...

beijão moça

Anônimo 28 de setembro de 2008 às 10:29  

Oi Biahhh?
Eu acredito que sim.
Apesar do crescimento citado por vc ainda é bastante dificil encontrar alguém que tenha um blog, e o mais importante que goste de escrever e se expressar através das letrinhas(Bom pelo menos entre os que me rodeiam).
Mas sinceramente eu espero que cresça muito mais, afinal quem tem um blog gosta de escrever, e automaticamente gosta de ler, é muito mais cultura entre os nossos.
Um beijão pra vc, se cuida minha linda, saudades!

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP